Avançar para o conteúdo principal

Passeio pelo Alentejo e saltinho até a Espanha


Belas férias de Agosto

Fizemos as nossas férias de Verão no ano passado um pouco mais cedo, em Junho. 
Depois ficámos a pensar: "O que será do nosso bom e velho Agosto?". Ok... isso é um trabalho para mim, a agente de viagem que nunca dorme!
Certo dia, vejo no telejornal uma notícia sobre as flores de papel em Campo Maior. 
Assim, nasceu o nosso passeio!
Comecei por pesquisar os arredores e deparei-me com agradáveis surpresas que a partir de agora as partilho convosco. 

1º Dia: Elvas

Saímos de casa e fomos direitinhos até Elvas, património mundial da humanidade.
Belo centro histórico, ricas muralhas e calor abrasador. Repleta de turistas, foi difícil almoçarmos alguma coisa de jeito.
Dica: com crianças pequenas demais, é melhor em outra altura. Muito quente!!






Meia hora depois: Campo Maior

Campo Maior foi o ponto de partida para traçar o nosso roteiro. Pequenina cidade alentejana, graciosa e coberta de flores de papel.
Nível de calor: insuportável!


A maior alegria dessa viagem para o meu filho, foram os diversos comboios que encontrámos no seu decorrer. As crianças adoram um passeio de comboio.








Meia hora depois: Badajoz/Espanha 

Decidimos ficar em Badajoz duas noites, pois ficava exatamente no meio do caminho literalmente. Um hotel familiar e económico, com um excelente preço e boa qualidade. Não me lembro do nome... desculpem... 
A única falha do hotel: o restaurante!


Jardim e Campo de Golf no Hotel

Uma piscina para agradar a família

Já no segundo dia, pela manhã, conhecendo Badajoz 


O meu filho insiste nesta pose, não me perguntem o porquê



2º dia: Badajoz/Mérida

Cinquenta minutos depois, chegámos a Mérida, Emerita Augusta, melhor dizendo, uma das cidades mais importantes da Península Ibérica na época da ocupação romana.
Tudo muito bem conservado, uma mini-Roma muito perto de nós. Agradável surpresa! Adorámos!
Nível de satisfação: total.






Anfiteatro Romano




Ponte Romana



Comboio que faz um tour pela cidade, é claro que o meu filho andou. 

Voltámos para o hotel, em Badajoz e no dia seguinte continuámos a viagem.

3º Dia: seguindo para o litoral, passámos por Vila Viçosa e Évora. A 1º era novidade, uma novidade muito boa! Vimos uma bela pousada por lá, deve ser uma ótima ideia para um fim de semana familiar. A 2º... continua bela... e QUENTE!








Agora, algumas imagens de Évora:





O nosso destino era Vila Nova de Milfontes, pois temos lá onde ficar. Depois de termos lá chegado, estivemos a explorar toda a zona durante mais ou menos 5 ou seis dias . 
Passo agora a referir todos esses lugares a começar por Vila Nova (já existe um post sobre Vila Nova aqui no blog).









Barco encalhado em Vila Nova


Comboio de Vila Nova, onde o meu filho deu mais uma voltinha.



Muito perto de Vila Nova, há um parque muito giro para levar as crianças, almoçar, fazer um churrasco ou um piquenique. É o Parque das Águas de Boa Vista dos Pinheiros, onde comemoramos o aniversário do meu marido.








O Litoral Alentejano é repleto de praias maravilhosas e lugares perfeitos. Conhecemos desta vez o Cabo Sardão. Com vistas de tirar o fôlego, é de paragem obrigatória nesta região.





Zambujeira do Mar já é bem conhecida no cenário nacional, fomos conhecer as praias e também a vila charmosa. 
Um vasto areal, excelente para as brincadeiras de crianças.







Recentemente, estivemos outra vez na Zambujeira, desta vez ficámos hospedados num belo hotel rural que altamente recomendo para quem tem crianças. 
Apesar de ter sido noutra altura, faço agora um parêntesis, pois vale a pena conhecer esta Herdade.



Muito próximo da sala do pequeno almoço, que é maravilhoso! Produtos frescos da região e pão alentejano quentinho.

Meu filho adorou dar a volta no lago, fomos mais de uma vez!

Para além do lago, há uma piscina interior e outra exterior.

Antes que alguém pergunte...
Herdade do Sardanito da Frente 


Continuando as nossas férias de Verão, fomos até Odeceixe. 
Que rica praia com o rio a encontrar o mar! Um cenário que pede muitas fotografias.




Mais um comboio!



Para terminar essas férias fantásticas: uma aventura!!!
Ok, quem lê esse blog sabe que não sou uma grande fã de aventuras, mas dessa vez tivemos vontade de nos aventurar :)
Ouvimos dizer e já tínhamos lido que a Amália, a grande fadista, foi proprietária de uma bela casa com uma praia privativa no Brejão. 
Através de indicações que obtive num blog de viagens, (quem me dera lembrar delas agora para partilhar convosco! Mas, não é nada complicado) chegámos a famosa casa da Amália. Depois é caminhar um pouco até chegar a praia...

Casa da Amália

Início da caminhada

Sim, nós passámos por ali... foi divertido!

Dois aventureiros destemidos :)

A praia da Amália


Há uma pequena queda d'água que vai dar a praia, mas como não fomos aventureiros o suficiente para chegar a praia, pois tínhamos de descer agarrados a uma corda, não conseguimos ver de perto.

Espero que tenham gostado!
Até a próxima aventura :)

Comentários

  1. Acabei de escrever o comentário e perdi-o. Enfim... Adorei, adorei. Quero mais informações sobre a Herdade de que falaste. Parece ser óptimo para quem tem crianças. Mérida é muito quente no Verão. Ia torrando quando lá fui. Adoro o litoral alentejano. E a praia da Amália? Linda! Adoro praias com rochas, calhaus. Agora só falta uma viagem aos Açores! Vais adorar! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mérida é um forno! É melhor na Primavera de certeza...
      Os Açores está na nossa lista de desejos.
      O Litoral alentejano está a ficar conhecido pelos europeus, cada vez que vamos lá, notámos que há mais turistas de fora.
      Sobre a Herdade, mando-te informações via email.
      Beijos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Bérgamo e Leolandia

Existem muitos parques na Europa para levarmos os nossos filhos e eu adoro descobri-los. Na região do Lago Garda, no norte da Itália, a oferta é vasta! Depois de analisarmos todos eles, escolhemos a Leolandia!

Essa viagem aconteceu no Verão do ano passado e acho que essas férias foram as melhores de sempre! Daria para escrever muitos posts para vocês, pois cada dia era um mundo novo. Vou tentar fazer isso aos poucos...

Por hora, falemos de Bérgamo e da Leolandia!

Fizemos o voo Lisboa - Bérgamo (ryanair), mas poderíamos ter escolhido Lisboa - Milão, o passeio também correria bem assim, entretanto já conhecíamos Milão e os lagos, por isso optámos por Bérgamo.

A Itália é sempre a Itália, por isso... há sempre uma cidade bonita para ver, boa pizza para comer e bons gelados para engordar.

Em Bérgamo, ficámos num hotel simples que tinha um restaurante maravilhoso. Que saudades daqueles dois jantares!

No primeiro dia andámos de autocarro...



Almoçámos na cidade baixa, seguimos para a fantástica cida…

Menorca

Férias em Família

Nos próximos dias o meu filho fará dois anos, para aproveitarmos os privilégios de viajar com uma criança com menos de dois anos, antecipámos as férias de verão.
Depois de longa indecisão, optámos por Menorca, a vizinha de Maiorca (que visitámos no ano passado). O pacote mais uma vez incluía voo, hotel e transporte até ao alojamento escolhido. Muitas pessoas na internet aconselhavam a fugir dos pacotes, mas considerámos que fazer um voo direto com uma criança é sempre melhor e apenas os pacotes proporcionam voos diretos até Menorca. Também confesso não ter visto qualquer vantagem financeira na compra fora dos pacotes.

O voo é operado pela Iberia - Air Nostrum e dura apenas uma hora e quarenta minutos. O avião era tão pequenino que até fazia impressão! O carrinho foi connosco até a entrada e foi devolvido assim que saímos do avião, nem se quer foi para a recolha de bagagens. Então viajar com pacotes não é bom?

Chegámos a Maó, mas ficaríamos hospedados na outra ponta da Il…

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes
Este paraíso alentejano localiza-se na confluência do Rio Mira com o Oceano Atlântico, trazendo, assim, uma paisagem única aos seus visitantes.
Costumamos visitar Vila Nova todos os anos e é impossível não achar tudo tão bonito outra vez. A Praia das Furnas já faz parte das maravilhas de Portugal e com certeza faz honrar este título com a sua beleza.


Mas, não só da Praia das Furnas é feita Vila Nova. A pequena cidade é viva e movimentada nos meses de Verão, as suas lojinhas com artigos de praia chamam sempre atenção. A gelateria Mabi é um ponto de encontro, lá podemos provar vários gelados ou comer um delicioso croissant. É bom, contudo, evitarmos o mês de Agosto, pois Vila Nova fica abarrotada de turistas e perde um pouco o seu encanto natural.

Certa vez, ouvimos de dizer que havia uma cachoeira ou queda d'água em Vila Nova. Procuramos, mas não encontramos nada. Passado um ano, decidimos aventurarmos de novo. Perguntamos ali e acolá, até que fomos bater à porta …