Avançar para o conteúdo principal

Menorca



Férias em Família

Nos próximos dias o meu filho fará dois anos, para aproveitarmos os privilégios de viajar com uma criança com menos de dois anos, antecipámos as férias de verão.
Depois de longa indecisão, optámos por Menorca, a vizinha de Maiorca (que visitámos no ano passado). O pacote mais uma vez incluía voo, hotel e transporte até ao alojamento escolhido. Muitas pessoas na internet aconselhavam a fugir dos pacotes, mas considerámos que fazer um voo direto com uma criança é sempre melhor e apenas os pacotes proporcionam voos diretos até Menorca. Também confesso não ter visto qualquer vantagem financeira na compra fora dos pacotes.

O voo é operado pela Iberia - Air Nostrum e dura apenas uma hora e quarenta minutos. O avião era tão pequenino que até fazia impressão! O carrinho foi connosco até a entrada e foi devolvido assim que saímos do avião, nem se quer foi para a recolha de bagagens. Então viajar com pacotes não é bom?

Chegámos a Maó, mas ficaríamos hospedados na outra ponta da Ilha, perto de Ciutadella. O autocarro levou-nos até lá, a viagem durou cerca de 50 minutos. O hotel ficava situado em Cala En Forcat, ao lado de uma pequenina praia ideal para crianças, sem ondas e calma (se não fosse um pormenor que descobrimos depois: as medusas). A vista do hotel é perfeita, um sítio feito para famílias realmente. Ficámos em regime de meia pensão, pois decidimos alugar um carro durante cinco dias para conhecer a Ilha.


Vista da área do hotel para a Cala En Forcat


Meu filho adorando a praia


Piscina para bebés

Jogos para as crianças, meu filho a aplaudir :D

Achei que o hotel era muito bem preparado para receber as famílias, tudo era pensado paras as crianças. Todas as noites havia música e dança depois do jantar, com animadores, e depois faziam jogos ou discoteca. Menorca é um destino familiar e penso que a maioria dos hotéis seja assim organizada. Nas ruas, dentro das localidades, encontrámos sempre parques e brinquedos, meu filho queria brincar em todos.

Sábado

No primeiro dia, chegámos por volta das 13h, estivemos apenas na praia do hotel e na piscina. Antes do jantar, fomos à rua espreitar para alugar um carro. Alugámos mais barato do que em Maiorca, deram-nos um carro novo e bem mais espaçoso.

Domingo

Decidimos conhecer a Cala Galdana de Grace Kelly, foi lá lua de mel da princesa. Depois nos aventuraríamos até a Cala Mitjana.


Sempre é fácil encontrar brinquedos para as crianças lá

Cala Galdana

Cala Galdana

vista de cima da praia

Momentos de tensão... caminhada até a Cala Mitjana

Cala Mitjana


Depois do estacionamento, tínhamos a indicação que deveríamos andar cerca de 1km até a Cala Mitjana, já sabíamos que isso aconteceria, pois as praias são bem preservadas na Ilha e temos de fazer o acesso a pé para muitas. O que não imaginávamos era o calor abrasador de Menorca! Apanhámos no máximo 30 graus, mas pareciam 40! Se calhar tem alguma relação com a humidade, não faço ideia! O tal 1km parecia 100! Eu já não aguentava, muito menos o meu marido que levava meu filho ao colo. Chegando a praia, o calor ainda estava maior, já não tínhamos água e eu estava um bocado desesperada por causa do meu filho. Estendemos as toalhas num lugar mais abrigado, mas eis que meu marido volta aterrorizado: três medusas logo ali!
Eu disse logo: vamos voltar! E assim voltámos esgotados para o carro. Para não perder o dia completamente, visitámos Cala Blanca, Son Xoriguer e ainda Santandria.


Cala Blanca

Son Xoriguer

Santandria

Santandria


Meu filho adorou a praia de Santandria, calminha e sem ondas, água quentinha e sem medusas!

Segunda

Decidimos conhecer a capital Maó, fazer um passeio de barco, visitar San Luís, Binibequer Vell (um dos lugares que eu tinha mais curiosidade) e acabar na praia de Binibequer Nou, porém as medusas "atacaram" uma menina a nossa frente e fomos embora cheios de medo. Já no final do dia, passamos pelo Arenal de Son Saura, uma ótima praia para crianças também.


Maó

Maó

Porto de Maó

Interior do Mercado


Passeio de Barco



Igreja de San Luís

Centro de San Luís

Binibequer Vell

As casinhas brancas mais encantadoras que já vi



Não são românticas e charmosas?

Binibequer Nou

Arenal de Son Saura


Terça

Perto do nosso hotel, havia indicação para outras duas praias: Cala En Blanes e Cala En Brut. Bem... a Cala En Brut fascinou-me! Parecia uma pintura, realmente perfeita! Porém, não havia areia, apenas rochas e o local acessível a pé já apresentava alguma profundidade. Lindo demais para quem sabe nadar e pode ver os peixinhos! Eu fiquei só a ver.
Depois, seguimos para uma praia espetacular: Algaiarens, uma das minhas preferidas. Passámos por Es Mercadal para almoçar e terminamos o dia em Fornells, um lugar lindo. Ah, ainda fizemos mais uma praia no final do dia, Arenal d'En Castell.


Cala En Brut

Cala En Brut

Algaiarens

Es Mercadal

Es Mercadal

Fornells

Fornells

Arenal d'En Castell


Quarta


Bem... pouco antes desse dia, o meu pesadelo alimentar com o meu filho já tinha começado, mas a partir de quarta tornou-se pior. Como eu já tinha adiantado em outros posts, costumava levar a comida para ele na mala: sumos, cerelac, sopas Nutriben, iogurtes que não precisam de estar no frigorífico... desta vez, decidi levar pouca coisa e depois ir comprando por lá. O Filipe odiou todos os sumos e não havia compal por lá, até das frutas ele não gostava. Não queria comer nada que não fosse das marcas que ele já está habituado, foi uma chatice. Na próxima, encho a mala de comida como sempre fiz.

Voltando aos passeios, esse foi um dos meus dias favoritos. Fomos conhecer as famosas praias Macarella e Macaralleta. Trocamos o jantar pelo almoço no hotel. Assim depois de visitar as praias, voltámos ao hotel para tomar banho e almoçar e depois mais a tarde fomos a Punta Nati e depois a Ciutadella, onde jantámos.

Pequena caminhada até Macarella, pagámos cinco euros para estacionar mais próximo da praia, mesmo assim andámos um pouco, não foi muito.

Macaralleta - para chegar até lá é através da Macarella, o caminho é feito entre as rochas, não é muito distante, fomos um de cada vez, pois tivemos medo de levar o Filipe ao colo.

Parece uma piscina

Essas vistas fazem Menorca valer a pena

vista para Macarella

Macarella

Punta Nati

Punta Nati

Ciutadella





Jantar no Porto de Ciutadella




Quinta

Já chegavam as férias ao fim, estávamos nostálgicos e ainda nem entráramos no avião.
Neste último dia com o carro, tivemos alguma desilusão. Pelo caminho conhecemos Alaior, uma agradável surpresa, depois seguimos para Son Bou, onde a praia tinha bandeira vermelha (talvez pela forte ondulação daquele dia), fomos então para Cala en Porter, almoçámos, a praia não estava nada de especial, seguimos para Coves d'En Xoroi (maravilhoso lugar), depois tentámos Cales Coves, mas o caminho a pé era infinito! O meu marido foi espreitar, depois de uma longa caminhada viu uma praia com lama e depois dessa dita, mais adiante ainda é que estaria o pote de ouro. Desistimos obviamente por causa do nosso filho. Voltámos para a zona do hotel e antes de devolvermos o carro, passámos por Cala Piques, outra praia pequenina que o meu filho adorou, mas encontrámos medusas outra vez e fomos embora.


Alaior


Refúgio subterrâneo em Alaior

Alaior

Son Bou

Cala En Porter

Cala En Porter

Coves d'En Xoroi



Cala Piques

Sexta

Último dia de férias, já que no dia seguinte sairíamos do hotel depois do pequeno almoço.
Passámos o dia no hotel, na piscina e na praia. Só descanso!




Nós gostámos de ir à praia, mas não fazemos o género de quem realmente adora estar de férias durante sete dias só para fazer isso. Talvez por isso tenhamos gostado mais de Maiorca, pois há mais para ver. As praias em Menorca são lindas, a temperatura da água é ótima e agradabilíssima, mas as medusas provocaram grande apreensão por causa do nosso filho.
Aconselho como um destino de férias em família, principalmente para quem gosta de descansar.
Até a próxima! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bérgamo e Leolandia

Existem muitos parques na Europa para levarmos os nossos filhos e eu adoro descobri-los. Na região do Lago Garda, no norte da Itália, a oferta é vasta! Depois de analisarmos todos eles, escolhemos a Leolandia!

Essa viagem aconteceu no Verão do ano passado e acho que essas férias foram as melhores de sempre! Daria para escrever muitos posts para vocês, pois cada dia era um mundo novo. Vou tentar fazer isso aos poucos...

Por hora, falemos de Bérgamo e da Leolandia!

Fizemos o voo Lisboa - Bérgamo (ryanair), mas poderíamos ter escolhido Lisboa - Milão, o passeio também correria bem assim, entretanto já conhecíamos Milão e os lagos, por isso optámos por Bérgamo.

A Itália é sempre a Itália, por isso... há sempre uma cidade bonita para ver, boa pizza para comer e bons gelados para engordar.

Em Bérgamo, ficámos num hotel simples que tinha um restaurante maravilhoso. Que saudades daqueles dois jantares!

No primeiro dia andámos de autocarro...



Almoçámos na cidade baixa, seguimos para a fantástica cida…

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes
Este paraíso alentejano localiza-se na confluência do Rio Mira com o Oceano Atlântico, trazendo, assim, uma paisagem única aos seus visitantes.
Costumamos visitar Vila Nova todos os anos e é impossível não achar tudo tão bonito outra vez. A Praia das Furnas já faz parte das maravilhas de Portugal e com certeza faz honrar este título com a sua beleza.


Mas, não só da Praia das Furnas é feita Vila Nova. A pequena cidade é viva e movimentada nos meses de Verão, as suas lojinhas com artigos de praia chamam sempre atenção. A gelateria Mabi é um ponto de encontro, lá podemos provar vários gelados ou comer um delicioso croissant. É bom, contudo, evitarmos o mês de Agosto, pois Vila Nova fica abarrotada de turistas e perde um pouco o seu encanto natural.

Certa vez, ouvimos de dizer que havia uma cachoeira ou queda d'água em Vila Nova. Procuramos, mas não encontramos nada. Passado um ano, decidimos aventurarmos de novo. Perguntamos ali e acolá, até que fomos bater à porta …