Avançar para o conteúdo principal

Menorca



Férias em Família

Nos próximos dias o meu filho fará dois anos, para aproveitarmos os privilégios de viajar com uma criança com menos de dois anos, antecipámos as férias de verão.
Depois de longa indecisão, optámos por Menorca, a vizinha de Maiorca (que visitámos no ano passado). O pacote mais uma vez incluía voo, hotel e transporte até ao alojamento escolhido. Muitas pessoas na internet aconselhavam a fugir dos pacotes, mas considerámos que fazer um voo direto com uma criança é sempre melhor e apenas os pacotes proporcionam voos diretos até Menorca. Também confesso não ter visto qualquer vantagem financeira na compra fora dos pacotes.

O voo é operado pela Iberia - Air Nostrum e dura apenas uma hora e quarenta minutos. O avião era tão pequenino que até fazia impressão! O carrinho foi connosco até a entrada e foi devolvido assim que saímos do avião, nem se quer foi para a recolha de bagagens. Então viajar com pacotes não é bom?

Chegámos a Maó, mas ficaríamos hospedados na outra ponta da Ilha, perto de Ciutadella. O autocarro levou-nos até lá, a viagem durou cerca de 50 minutos. O hotel ficava situado em Cala En Forcat, ao lado de uma pequenina praia ideal para crianças, sem ondas e calma (se não fosse um pormenor que descobrimos depois: as medusas). A vista do hotel é perfeita, um sítio feito para famílias realmente. Ficámos em regime de meia pensão, pois decidimos alugar um carro durante cinco dias para conhecer a Ilha.


Vista da área do hotel para a Cala En Forcat


Meu filho adorando a praia


Piscina para bebés

Jogos para as crianças, meu filho a aplaudir :D

Achei que o hotel era muito bem preparado para receber as famílias, tudo era pensado paras as crianças. Todas as noites havia música e dança depois do jantar, com animadores, e depois faziam jogos ou discoteca. Menorca é um destino familiar e penso que a maioria dos hotéis seja assim organizada. Nas ruas, dentro das localidades, encontrámos sempre parques e brinquedos, meu filho queria brincar em todos.

Sábado

No primeiro dia, chegámos por volta das 13h, estivemos apenas na praia do hotel e na piscina. Antes do jantar, fomos à rua espreitar para alugar um carro. Alugámos mais barato do que em Maiorca, deram-nos um carro novo e bem mais espaçoso.

Domingo

Decidimos conhecer a Cala Galdana de Grace Kelly, foi lá lua de mel da princesa. Depois nos aventuraríamos até a Cala Mitjana.


Sempre é fácil encontrar brinquedos para as crianças lá

Cala Galdana

Cala Galdana

vista de cima da praia

Momentos de tensão... caminhada até a Cala Mitjana

Cala Mitjana


Depois do estacionamento, tínhamos a indicação que deveríamos andar cerca de 1km até a Cala Mitjana, já sabíamos que isso aconteceria, pois as praias são bem preservadas na Ilha e temos de fazer o acesso a pé para muitas. O que não imaginávamos era o calor abrasador de Menorca! Apanhámos no máximo 30 graus, mas pareciam 40! Se calhar tem alguma relação com a humidade, não faço ideia! O tal 1km parecia 100! Eu já não aguentava, muito menos o meu marido que levava meu filho ao colo. Chegando a praia, o calor ainda estava maior, já não tínhamos água e eu estava um bocado desesperada por causa do meu filho. Estendemos as toalhas num lugar mais abrigado, mas eis que meu marido volta aterrorizado: três medusas logo ali!
Eu disse logo: vamos voltar! E assim voltámos esgotados para o carro. Para não perder o dia completamente, visitámos Cala Blanca, Son Xoriguer e ainda Santandria.


Cala Blanca

Son Xoriguer

Santandria

Santandria


Meu filho adorou a praia de Santandria, calminha e sem ondas, água quentinha e sem medusas!

Segunda

Decidimos conhecer a capital Maó, fazer um passeio de barco, visitar San Luís, Binibequer Vell (um dos lugares que eu tinha mais curiosidade) e acabar na praia de Binibequer Nou, porém as medusas "atacaram" uma menina a nossa frente e fomos embora cheios de medo. Já no final do dia, passamos pelo Arenal de Son Saura, uma ótima praia para crianças também.


Maó

Maó

Porto de Maó

Interior do Mercado


Passeio de Barco



Igreja de San Luís

Centro de San Luís

Binibequer Vell

As casinhas brancas mais encantadoras que já vi



Não são românticas e charmosas?

Binibequer Nou

Arenal de Son Saura


Terça

Perto do nosso hotel, havia indicação para outras duas praias: Cala En Blanes e Cala En Brut. Bem... a Cala En Brut fascinou-me! Parecia uma pintura, realmente perfeita! Porém, não havia areia, apenas rochas e o local acessível a pé já apresentava alguma profundidade. Lindo demais para quem sabe nadar e pode ver os peixinhos! Eu fiquei só a ver.
Depois, seguimos para uma praia espetacular: Algaiarens, uma das minhas preferidas. Passámos por Es Mercadal para almoçar e terminamos o dia em Fornells, um lugar lindo. Ah, ainda fizemos mais uma praia no final do dia, Arenal d'En Castell.


Cala En Brut

Cala En Brut

Algaiarens

Es Mercadal

Es Mercadal

Fornells

Fornells

Arenal d'En Castell


Quarta


Bem... pouco antes desse dia, o meu pesadelo alimentar com o meu filho já tinha começado, mas a partir de quarta tornou-se pior. Como eu já tinha adiantado em outros posts, costumava levar a comida para ele na mala: sumos, cerelac, sopas Nutriben, iogurtes que não precisam de estar no frigorífico... desta vez, decidi levar pouca coisa e depois ir comprando por lá. O Filipe odiou todos os sumos e não havia compal por lá, até das frutas ele não gostava. Não queria comer nada que não fosse das marcas que ele já está habituado, foi uma chatice. Na próxima, encho a mala de comida como sempre fiz.

Voltando aos passeios, esse foi um dos meus dias favoritos. Fomos conhecer as famosas praias Macarella e Macaralleta. Trocamos o jantar pelo almoço no hotel. Assim depois de visitar as praias, voltámos ao hotel para tomar banho e almoçar e depois mais a tarde fomos a Punta Nati e depois a Ciutadella, onde jantámos.

Pequena caminhada até Macarella, pagámos cinco euros para estacionar mais próximo da praia, mesmo assim andámos um pouco, não foi muito.

Macaralleta - para chegar até lá é através da Macarella, o caminho é feito entre as rochas, não é muito distante, fomos um de cada vez, pois tivemos medo de levar o Filipe ao colo.

Parece uma piscina

Essas vistas fazem Menorca valer a pena

vista para Macarella

Macarella

Punta Nati

Punta Nati

Ciutadella





Jantar no Porto de Ciutadella




Quinta

Já chegavam as férias ao fim, estávamos nostálgicos e ainda nem entráramos no avião.
Neste último dia com o carro, tivemos alguma desilusão. Pelo caminho conhecemos Alaior, uma agradável surpresa, depois seguimos para Son Bou, onde a praia tinha bandeira vermelha (talvez pela forte ondulação daquele dia), fomos então para Cala en Porter, almoçámos, a praia não estava nada de especial, seguimos para Coves d'En Xoroi (maravilhoso lugar), depois tentámos Cales Coves, mas o caminho a pé era infinito! O meu marido foi espreitar, depois de uma longa caminhada viu uma praia com lama e depois dessa dita, mais adiante ainda é que estaria o pote de ouro. Desistimos obviamente por causa do nosso filho. Voltámos para a zona do hotel e antes de devolvermos o carro, passámos por Cala Piques, outra praia pequenina que o meu filho adorou, mas encontrámos medusas outra vez e fomos embora.


Alaior


Refúgio subterrâneo em Alaior

Alaior

Son Bou

Cala En Porter

Cala En Porter

Coves d'En Xoroi



Cala Piques

Sexta

Último dia de férias, já que no dia seguinte sairíamos do hotel depois do pequeno almoço.
Passámos o dia no hotel, na piscina e na praia. Só descanso!




Nós gostámos de ir à praia, mas não fazemos o género de quem realmente adora estar de férias durante sete dias só para fazer isso. Talvez por isso tenhamos gostado mais de Maiorca, pois há mais para ver. As praias em Menorca são lindas, a temperatura da água é ótima e agradabilíssima, mas as medusas provocaram grande apreensão por causa do nosso filho.
Aconselho como um destino de férias em família, principalmente para quem gosta de descansar.
Até a próxima! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Passeio pelo Alentejo e saltinho até a Espanha

Belas férias de Agosto Fizemos as nossas férias de Verão no ano passado um pouco mais cedo, em Junho.  Depois ficámos a pensar: "O que será do nosso bom e velho Agosto?". Ok... isso é um trabalho para mim, a agente de viagem que nunca dorme! Certo dia, vejo no telejornal uma notícia sobre as flores de papel em Campo Maior.  Assim, nasceu o nosso passeio! Comecei por pesquisar os arredores e deparei-me com agradáveis surpresas que a partir de agora as partilho convosco.  1º Dia: Elvas Saímos de casa e fomos direitinhos até Elvas, património mundial da humanidade. Belo centro histórico, ricas muralhas e calor abrasador. Repleta de turistas, foi difícil almoçarmos alguma coisa de jeito. Dica: com crianças pequenas demais, é melhor em outra altura. Muito quente!! Meia hora depois: Campo Maior Campo Maior foi o ponto de partida para traçar o nosso roteiro. Pequenina cidade alentejana, graciosa e coberta de flores de papel. Nível de calor: insuportá

Ronda

Pequena cidade de muita beleza Estivemos dez dias em Andaluzia a visitar algumas cidades. Todas muito bonitas, mas Ronda ficou em nossa memória pelo seu encanto especial. El Tajo de Ronda , o penhasco de Ronda é o ponto mais atrativo da cidade, com certeza. Um precipício que divide a cidade em duas partes e por onde passa o rio Guadalevín, afluente do rio Guadiaro. Durante a noite, com a Ponte Nova iluminada, a paisagem é lindíssima, mas o dia também tem o seu encanto, mesmo que esteja nublado!   Ronda está assente sobre uma meseta rochosa a 739 metros acima do nível do mar, por isso a estrada para lá é só curvas a subir e a subir... o caminho é lindo, mas dá para sentir enjoos! Justamente por situar-se nesta natureza montanhosa, a cidade é tão encantadora. A zona antiga da cidade reserva uma beleza singular, flores fazem moldura natural para a cidade. É impossível não fotografar. Chegamos no final da tarde, estava a chover, mas

Palma de Maiorca

Praias lindas, Verão em GRANDE! Chegamos em Palma num Domingo e ficamos durante uma semana. Fomos pela Air Berlim e o voo nem chega a duas horas, passa bem rápido (ideal para bebés). Foi a primeira vez que viajamos de avião com o nosso filho (tem 13 meses). Confesso que estava cheia de medo, mas correu tudo bem. Ele foi a dormir durante a viagem e portou-se muito bem. Na hora da descolagem, dei um remédio indicado pela pediatra para um possível desconforto nos ouvidos e depois dei-lhe o biberão com sumo. Tudo tranquilo! Para quem viaja com bebés pela primeira vez, devo dizer que não precisam preocuparem-se muito: podemos ficar com o carrinho até a hora de entrar no avião e não pagamos nada além para levá-lo. Viajamos nas primeiras poltronas, somos os primeiros a sair e os primeiros a comer :D Atenção só a uma coisa: quando chegamos a Palma, o carrinho foi o primeiro a aparecer na esteira das bagagens, mas aqui em Lisboa o carrinho vai para o tapete bagagem fora de fo