Avançar para o conteúdo principal

Astúrias e mais...

Um roteiro onde cabe tudo!

As nossas férias de Verão não foram previamente compradas e preparadas neste ano.
Não sabíamos bem aonde iríamos. Só tínhamos a certeza de que iríamos de carro.
Eu já tinha feito algumas pesquisas sobre as Astúrias e a Cantábria, na Espanha, e pensámos que seria talvez a altura de experimentar essa parte da Espanha não tão divulgada.
Comecei a criar um roteiro onde pudéssemos fazer um pouco de tudo e que agradasse a todos. Meu marido sugeriu algumas cidades que eu não tinha pensado e assim nosso roteiro de 11 dias estava pronto!
Vamos começar?
Já sabem... tenho um filho de 3 anos, por isso incluímos coisas para agradá-lo. É claro que podem sempre retirar do roteiro ou podem acrescentar mais se tiverem filhos também :D

1º Dia - Lisboa/Cáceres - 3h e 20 de viagem

Nós já conhecíamos Cáceres, tínhamos passado por lá quando conhecemos Madrid no Inverno de 2009. Desta vez, vimos a cidade sem decoração de Natal, com muito sol e calor, rica e bela com as suas paredes em pedra.

O calor neste dia estava insuportável, cerca de 35 graus. Andem sempre com uma garrafa com água, viajando com uma criança ou não no Verão. O protetor solar também deve estar sempre na mala.

Cáceres - Talavera de La Reina - 1h 40 de viagem

No mesmo dia seguimos para Talavera, onde passaríamos a noite.
Escolhi Talavera apenas por já conhecer as outras cidades de interesse ao redor, mas se ainda não conhecem, troquem Talavera por Toledo (uma espécie de vila medieval com uma catedral belíssima!).

Já na manhã do dia seguinte

Vocês devem estar com uma dúvida cruel: Por que passar por Talavera de La Reina para chegar as Astúrias?
Para ir ao Parque Warner, em Madrid!
Este dia foi totalmente dedicado ao meu filho!

2º dia - Talavera de La Reina - Parque Warner - 1h 30 de viagem

O parque abre às 10h, mas as atrações funcionam a partir das 11h, portanto teríamos tempo de sobra para tomar o pequeno almoço em Talavera, passear no belo parque com construções de influência árabe perto do hotel e seguir viagem.
Comprámos os bilhetes combinados com o hotel, fica muito mais barato. É também uma boa opção, pois os hotéis associados ao parque fazem o check in tardio, assim podemos ficar no parque até o horário de fecho.
Detalhe importante: levem um GPS!
Viajámos sem GPS e foi uma grande confusão para chegar ao hotel a noite e também nos enganámos algumas vezes para chegar ao parque.
Há muitas lojas no Parque da Warner, portanto é melhor irem preparados, os pequenos não resistem.

Entrada do Parque

Cartoon Village é o paraíso dos mais pequenos

Cinema 4D

Prepare-se para ficar na fila de todos os brinquedos

Uma das atrações mais engraçadas, o meu marido e o meu filho saíram de lá ensopados e sorridentes. É uma guerra com pistolas d'água,

As casas mais engraçadas das personagens

Para felicidade do meu filho, encontrámos o Scooby Doo, é a sua personagem favorita da Warner.

Old West - uma parte temática do parque que está muito engraçada.

Studios

Parada  com as personagens da Warner, tal como acontece na Disney.

O meu filho adorou o espetáculo da Loucademia de Polícia, acho que foi uma das coisas de que ele mais gostou no parque. Em primeiro lugar deve ter ficado o encontro com o Scooby Doo.

O Parque Warner é uma excelente opção não só para quem vai com crianças, pois há muitas atrações para os mais crescidos e aventureiros. Eu cá não me arrisco naquelas montanhas russas :D

3º dia - Madrid - Aranda de Duero - 1h 55 de viagem

Seguindo nosso roteiro, estivemos de passagem pela simpática Aranda.

Aranda de Duero - Burgos - 55 minutos de viagem

Devo dizer que nós gostámos de todas as cidades que visitámos nesse roteiro, mas ficou claro para mim qual foi a minha preferida: Burgos!
É visível: tenho um quadro na minha sala com fotos da cidade e no álbum das férias, esta é a cidade que toma mais páginas.
Talvez pelo seu ar um tanto italiano (Itália, paixão antiga!) ou simplesmente pelo seu charme encantador.
Altamente recomendo!

Levámos a mota do meu filho, ele adora passear com ela.

Um ar italiano

Fim de tarde chuvoso e harmonioso

O charme da noite

Há um castelo em Burgos, mas nós não visitámos porque não o encontrámos! GPS faz falta...

4º dia - Burgos - Aguilar de Campoó - 1h de viagem

Seguindo viagem, passámos por Aguilar e demos sorte por ser dia de feira!

Eu adoro cozinhar. Vamos levar especiarias para casa!

Aguilar de Campoó - Santander - 1h e 10 de viagem

Eu sei... ainda não chegámos as Astúrias, mas não resistimos em espreitar um pouco da Cantábria.
O clima lá é um bocado instável e tive medo de não aproveitarmos, mas tivemos tanta sorte! Fomos à praia, a água estava ótima! Eu achava que seria fria, mas não era nem um pouco. O meu marido esteve na água quase até as sete da tarde.
Uma senhora portuguesa nos contou que no dia anterior havia chovido tanto que não se podia andar nas calçadas.

Península de la Magdalena

Este parque na Península de la Magdalena é ideal para crianças. Um comboio dá a volta ao parque.

Palácio de la Magdalena

Centro de Santander

Parque Infantil

Praia do Camelo

Calçadão de Santander

Noite na cidade

Vista que os nossos olhos querem sempre ver.

Santander é uma cidade muito linda, mas estávamos de partida para uma pequena vila charmosa.

5º dia - Santander - Santillana del Mar - 30 minutos de viagem

Encontrei referência sobre Santillana em alguns blogs de viagem, porém a visita superou as minhas expectativas. Que charme! As minhas fotografias nem de longe mostram o que vimos. Tem de se estar lá para comprovar.

Santillana del Mar - Comillas - 21 minutos de viagem

Ficámos tão bem surpreendidos com Comillas que demoramos mais tempo do que tínhamos programado. Neste dia, tínhamos programado muitas coisas e foi corrido ver tudo, nós não imaginávamos que tudo seria tão bonito.

Centro da cidade

El Capricho de Gaudí - um dos motivos da nossa passagem por Comillas

Comillas - Llanes - 41 minutos de viagem

Estava muito curiosa para conhecer Llanes, porém ficou aquém das minhas expectativas. Talvez porque o dia estava um bocado nublado ou talvez porque tenha lido muito bem sobre a pequena cidade ou talvez porque tinha acordado em Santander, passado por Santillana del Mar e depois por Comillas, assim fiquei exigente :D

Llanes - Pría - 22 minutos de viagem

Já estávamos nas Astúrias!
Garaña de Pría foi escolha do meu marido, pois ficava literalmente no campo e perto das montanhas. O hotel era muito giro e foi uma opção para nós também porque estava tudo praticamente lotado em Llanes. Marcámos os hotéis em cima da hora e não havia grande escolha em quase todas as cidades, mas tivemos sorte em quase todos eles.

6º dia - Pría - Cuevas del Mar - 40 minutos de viagem

Tomamos o pequeno almoço, demos uma volta perto do hotel e seguimos para visitar uma série de coisas que tínhamos programado para esse dia.
Eram praticamente praias e praias... porém, foi um pouco difícil visitar as coisas como tínhamos programado. Pouca sinalização, falta de GPS... e pronto! Fomos dar primeiro na Playa Cuevas del Mar.
Linda, limpa, temperatura super agradável.

Parque Natural perto do Hotel

Acordar aqui... o ar parecia outro

Playa Cuevas del Mar

Depois de aproveitar a bela praia, fomos à procura de outra que tínhamos muita curiosidade. Gulpiyuri, uma pequena praia que foi declarada monumento natural em 2001.
A praia é tão única porque foi formada depois do mar ter criado uma caverna no interior de uma costa íngreme.
Não há indicações para lá chegar, pedimos informações e conseguimos. É perto da Praia de San Antolín.
Só ficámos um tanto decepcionados por estar repleta de gente! Como só chegámos por volta da hora do almoço, já estava cheia de turistas. Tentar ir logo cedo é o melhor.

Imagem retirada da internet da praia vazia

Essa é a nossa imagem!

Gulpiyuri - Ribadesella - 20 minutos

De lá seguimos para Ribadesella, uma linda vila asturiana com ares dos anos vinte. Praia e rio se encontram no meio disso tudo.

Ribadesella - La Cuevona - 27 minutos

La Cuevona de Cuevas del Agua é uma gruta e espécie de túnel onde se pode passar com os automóveis. Conserva excelentes formações calcárias, vale a pena a visita.
Logo depois encontrámos o pueblo de Cueva del Agua.

Entrada

Pueblo

Pelo caminho

La Cuevona - Cangas de Onís - 50 minutos

Seguimos para Cangas de Onís, muito famosa pela sua ponte romana.
Devo dizer que a pequena vila é muito mais que a ponte romana. Super agradável com lojinhas a vender produtos típicos asturianos, um rio belíssimo com água translúcida.
Em princípio, ficaríamos hospedados aqui, mas com a lotação total na altura, optamos por Covadonga (sorte a nossa!).

Ponte Romana vista de baixo

Caminhando pela ponte

Produtos típicos

Ponte Romana

Pela ponte

Água limpa do rio

Cangas de Onís - Covadonga - 20 minutos

Já era quase noite quando chegámos a Covadonga.
Tivemos uma bela surpresa com o hotel. Belíssimo! Ao lado da Catedral! Da janela do nosso quarto tínhamos uma visão fantástica.
Fomos experimentar as favas asturianas e a famosa sangria de sidra, ambas deliciosas.
Trouxemos para casa alguns enchidos e também duas garrafas de sidra, que são a cara das Astúrias.

7º dia - Lagos de Covadonga

No Verão só se pode conhecer os Lagos através de transportes públicos, porém eles abrem uma exceção para automóveis particulares: das 20:30 até às 08:30.
Acordámos bem cedo, nem tomámos o pequeno almoço e fomos logo. Para o meu filho levo sempre caixinhas de leite e um aparelho para esquentar em banho maria. Ele tomou o seu leitinho e comeu umas bolachinhas antes de irmos. É bom sempre ir prevenido com alguma comida para os nossos pequenos.
Levámos roupas leves de Verão, nem imaginávamos que lá fazia tanto frio! Subimos a montanha, vistas esplendorosas. Quando estacionámos o carro, notámos que as pessoas estavam bem agasalhadas... ok... deve estar frio!
Um vento forte demais para suportar e uma paisagem linda demais para esquecer.
No carro tínhamos uma manta, embrulhámos o nosso filho e tentámos enfrentar a ventania e o frio. Chegámos até ao lago e depois de alguns minutos... voltámos para o carro! O chapéu do meu filho foi embora ter com as vacas :D
No caminho de volta, parámos num miradouro onde a temperatura já era agradável.

Enfrentando o frio

Já no Miradouro

Voltando a Covadonga, fomos conhecer a Catedral e o Santuário.

Detalhe na entrada da Catedral

Santuário

Covadonga - Gijón - 1h 10 de viagem

Supostamente leva-se pouco mais de uma hora até Gijón, porém sem GPS... fizemos confusão e levámos pouco mais de uma hora e meia para chegar.
Tinha lido maravilhas sobre Gijón num blog de viagens super respeitado, mas não fiquei tão encantada quanto gostaria.
Talvez por o céu estar cinzento? Sim, acho que sim. Vejam as fotografias e tirem as suas próprias conclusões.

Plaza Mayor

Curioso... agora ao postar as fotos, acabei por gostar mais da cidade.

Gijón - Oviedo - 25 minutos

De lá seguimos para Oviedo, uma linda cidade que respira história. A capital das Astúrias oferece muito para ver e é a cidade natal da rainha Letícia.

Praça da Catedral

Museu de Belas Artes

As belas praças de Oviedo

A vaquinha asturiana

Noite na cidade

Campo San Francisco

Um café super amoroso perto do Mercado

Paróquia San Juan El Real

8º dia - Oviedo - León - 1h 30 de viagem

Acho que depois de Burgos deve ficar León no meu ranking pessoal da viagem. A cidade é florida, os monumentos bem conservados, as calçadas são limpas e os jardins são acolhedores.
Ficámos hospedados num hotel que ficava em frente ao El Corte Inglés, não era muito próximo do centro histórico, mas dava para ir a pé.
No hotel, deram-nos um mapa e algumas dicas. Fomos caminhando e logo que chegámos a Casa Botines, de Gaudí, estava a nossa espera o comboio turístico para a felicidade do meu filho.
O comboio vale a pena, pois a cidade apresenta alguns pontos de interesses um pouco afastados, assim dá para ver um pouco de tudo.

Casa Botines

As janelas floridas

Basílica de San Isidoro

Hospital de San Marcos

O comboio turístico

Esta praça lembra totalmente a Itália, é pequenina e foi sugerida pelos funcionários do hotel. Infelizmente, não me recordo o nome.

Parque de San Francisco

Plaza Mayor

Ruas que fazem moldura para a Catedral

Churros e chocolate

9º dia - León - Astorga - 35 minutos

Passámos por Astorga para conhecer o Palácio de Gaudí e a Catedral. A cidade é simpática e as duas atrações fazem a visita valer a pena.
Não deixem de provar os bolinhos amanteigados e também o chocolate de lá.

A entrada da cidade

Palácio de Gaudí

Entrada do Palácio

Os chocolates

O Jardim que encontrei com o meu filho

Astorga - Chaves - 2h de viagem

Antes de voltar a Portugal, parámos para almoçar e depois seguimos até Chaves.
Tinha muita vontade de conhecer a cidade, pois uma vez vi na televisão um programa turístico que falava maravilhas do antigo município romano.
Os romanos ocuparam essa região e construíram fortificações aproveitando ainda o que lá já havia. A ponte romana e as muralhas são heranças dessa ocupação.
Para além dos atrativos monumentais, não podemos deixar de fora os atrativos gastronómicos. Vamos lá provar um pastel!

Centro

Pastéis de Chaves!!!

Zona do Castelo

Ponte Romana

Pela Ponte

Tâmega

10º dia - Chaves - Amarante - 1h e 15 minutos de viagem

Seguimos para Amarante, a nossa viagem estava chegando ao fim :(
Lá ficaríamos hospedados num lugar super charmoso, Casa da Pedra.
Numa casinha independente equipada com tudo, mas na casa principal era servido pela manhã o pequeno-almoço.
É um lugar que recomendo para quem tem crianças, afastado do centro, faz um género de turismo rural, com árvores de fruto, espaço para brincadeiras e uma boa piscina.
Logo na chegada tivemos um problema com o pneu do carro, mas a dona do hotel foi super prestável e conseguiu alguém para nos resolver o problema.
Já agora, o ponto mais alto do alojamento são as proprietárias, mãe e filha. Super simpáticas e amáveis, trataram-nos como se fossemos da família e mais parecia que estávamos em casa de uma tia.
Muito atenciosas, cuidam dos hóspedes com muita atenção, chegando a levar sumo fresco de laranja para todos que estão na piscina.
O pequeno-almoço é de uma informalidade amorosa, somos servidos com fartura sentados todos na mesma mesa com produtos frescos e caseiros.
Em primeiro lugar, gostaria de mostrar as fotos desse lugar tão caloroso.

Meu filho sentiu-se em casa

Zona da piscina

Colheu até pêras!

Casa Principal

Um passeio

Interior da nossa casa

A nossa casa de pedra

Noite na varanda

Sobre Amarante... uma das cidades mais lindas que já visitámos! A ponte, o rio... sem palavras!

Ponte de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo

Pelo Centro

Parque da Cidade

11º dia - Amarante - Porto - 43 minutos

Essa era a nossa última paragem oficialmente. Do Porto seguimos de volta para casa :(
Estivemos no Porto em duas ocasiões: a primeira vez em 2009, ficámos hospedados duas noites; a segunda em 2010, apenas de passagem para a Espanha (Galiza).
Em "O Grande Peixe", um filme do Tim Burton que eu adoro, a personagem principal diz que podemos ver o mesmo lugar de várias formas dependendo da altura em que nos encontramos na nossa vida.
Lembrei-me logo disso quando começámos a dar um passeio pela cidade. Eu mudei? Ou mudou a cidade? Não sei... os meus olhos mudaram a forma de ver as coisas com certeza.
Depois de visitar tantos lugares, passei a dar mais valor a tudo e ter atenção a todo pormenor. A cidade do Porto encantou-me completamente! Queria ter tempo de ficar uma noite... pensava eu enquanto andava já a pressa ao fim do dia.
Fomos ao Oceanário, o SeaLife, já tínhamos os bilhetes comprados, pois o meu filho adora ver os peixes. Iríamos ainda ao World of Discoveries, um Museu interativo, mas no caminho para lá, o Filipe viu uma exposição dos dinossauros no Edifício da Alfândega e... pronto, os planos foram alterados.
Estivemos a dar voltas pelo centro histórico e a admirar o que há de melhor na cidade.

SeaLife

Saindo do Oceanário
Como não ir como esse dinossauro a chamar?

O meu filho adora dinossauros

Pela cidade

As igrejas

Paisagens

O elétrico

Lugares icónicos

Espero que tenham gostado!