Avançar para o conteúdo principal

Que tal um passeio pelo Douro?


A pandemia veio podar os nossos sonhos de viajantes sedentos, mas ao mesmo tempo permitiu que conhecêssemos verdadeiras pérolas no nosso pequeno grande Portugal.
No Verão de 2021 não saímos do país mais uma vez, então planeei sozinha (o meu marido não mostrava muito entusiasmo pelas férias por aqui novamente) as nossas férias na Serra da Estrela e no Douro, foram 15 dias muito especiais!
Vou tentar resumir por aqui um pouquinho do que fizemos no Douro, um passeio que aconselho vivamente para todas as famílias: muita paz, praias fluviais, passeios de barco, boa comida, natureza, bons vinhos e ainda consegui encaixar um parquinho de diversões modesto para quem já foi a Disney ou ao Europa Park, mas que para uma criança presa durante a pandemia pareceu o céu!
Nós começamos o nosso passeio nas Casas do Juízo, depois de termos saído da Serra da Estrela. Este alojamento rural é fantástico! Casinhas de pedra com tudo o que precisamos para cozinhar e para ter todo o conforto depois de um dia de passeio.

Casas do Juízo








Na verdade, é uma pequena aldeia que foi recuperada e que conta com um restaurante espetacular se nós não quisermos cozinhar. O alojamento apresenta uma piscina coberta bastante agradável, onde nós todos estivemos na banhoca. Todo o espaço circundante é convidativo e no início da noite até recebemos a visita de um rebanho de memés! Eu e o meu filho saímos a correr para observar, claro!
Dali é muito fácil visitar Foz Côa, nós estivemos apenas no Museu, onde pudemos sentir uma pontinha dos vestígios do paleolítico, já que não visitámos o parque propriamente. O que tirou a minha respiração foi o miradouro do Museu: vista fabulosa! O meu filho gostou mesmo foi da exposição interativa, onde ele esteve a brincar com o processo de hominização, também adorou as reproduções das pinturas rupestres em néon.





Seguimos para Torre de Moncorvo com a esperança de almoçarmos por lá, mas a pequenina cidade parecia abandonada, quase não havia viva alma! Como estávamos prevenidos com o nosso super equipamento de piquenique, não ficámos preocupados... continuámos até a praia fluvial que tínhamos agendada para esse dia e lá almoçamos na relva. O Filipe adora esse clima de aventura, comer sentado na relva uma sandes com as bebidas que trouxemos e de sobremesa uma bananinha! A praia era Foz Rio Sabor e como quase todas de lá, senão todas, era lindíssima! Os barcos de passeio e de cruzeiro passam pela praia constantemente e faz a alegria dos pequeninos.
Neste dia, visitámos ainda a aldeia Marialva. Confesso estar tão cansada que nem aproveitei muito bem, estava muito calor e depois de termos sentado para tomar um santo solero de manga, não aparecia forças para continuarmos a subir. Foi um dia e tanto!
Torre de Moncorvo



Praia Fluvial Foz Rio Sabor



Marialva



No dia seguinte fizemos as malas e seguimos para São João da Pesqueira, uma aldeia pequenina com vinhedos fofinhos. Depois seguimos para o miradouro de São Salvador do Mundo, onde fiz fotos incríveis, até hoje as minhas inimigas sofrem! Para não fugir do óbvio, almoçámos piquenique noutra praia fluvial (São Martinho), acho que essa foi a nossa praia favorita! Estava cheia de baloiços, mesas de piquenique e era muito bonita! Como não se pode ter tudo... devo dizer que o caminho dessa praia não é aconselhável a quem tem problemas cardíacos (eu tenho), não havia como voltar e a pequena estradinha metia medo ao mais valentão corajoso!
Seguimos para Pinhão e apanhámos paisagens lindas pelo caminho, na verdade estávamos a fazer a nacional 222, uma estrada que já foi considerada uma das mais bonitas do mundo! Totalmente merecido o título, porque a estrada é perfeita!

São João da Pesqueira



Miradouro São Salvador do Mundo



Praia São Martinho




Os baloiços da praia



Pinhão



Devo avisar aos interessados que os hotéis nessa zona são um tanto caritos!! Nós ficámos no Tabuaço (era a opção mais em conta) para visitar o Pinhão e arredores. A região é bonita, mas o hotel estava um tanto abandonado... nada que nos enfraquecesse, afinal somos fortes viajantes! 
No segundo dia fizemos um passeio de barco que recomendo a todos, que belas paisagens!






Depois do passeio de barco, batalhámos por um lugar para almoçar: estava tudo apinhadinho! Ficámos muito tempo à espera, mas conseguimos um bom restaurante com vista para o rio, depois de termos atravessado a ponte. 
Há muitas quintas para conhecer no Pinhão, casas de vinho muito famosas inclusive, e nós não tínhamos nenhuma visita agendada, porém o meu marido fez uma rápida pesquisa e optámos pela Quinta do Bonfim. Que boa escolha fizemos! Apesar de estar um calor violento, estivemos a caminhar num passeio livre pela quinta, recebemos chapéus e garrafas d'água de oferta. Munidos de um mapa e liderados pelo Filipe ficámos maravilhados com a vista lá de cima.

Interior da Quinta


Esse guia...









O trecho mais bonito da N 222 deve ser entre o Pinhão e o Peso da Régua, não sei dizer com certeza, mas acho que esse bocado deixa qualquer um de queixo literalmente caído. Seguimos para o Peso da Régua e guardámos fotos incríveis dessa viagem.









Já conhecíamos o Peso da Régua, estivemos lá pela primeira vez no nosso primeiro ano de casados... ou seja... há sensíveis 14 anos. Regressámos num Inverno, quando o Filipe tinha seus cinco ou seis anos e ficámos no Vila Galé Douro na altura e o hotel contava com uma piscina interior fantástica com vista para a cidade. Os hotéis Vila Galé são perfeitos para famílias com crianças, o meu filho adora! Dessa vez ficámos num hotel que tinha uma vista fantástica, tão linda que até o troco pelo Vila Galé.


Ponte do Peso da Régua


Hotel Régua do Douro





Lá no Peso da Régua também visitámos uma praia fluvial (da Rede), mas nesse dia não houve piquenique, porque chegámos cedo e almoçámos sem filas.
Seguimos o nosso passeio para visitar a Igreja de Samodães que apresenta um miradouro, depois conhecemos a Igreja de Santa Maria de Barrô (mas só por fora, porque a Igreja estava fechada :( não sabemos o porquê) e almoçamos no Parque Fluvial Porto de Rei, que conta com desportos náuticos, bar/restaurante e casas de banho públicas, apresenta uma ótima infraestrutura. 

Escadarias da Igreja de Samodães


O meu fotógrafo 


Santa Maria de Barrô


Parque Fluvial Porto de Rei





Seguimos para Caldas de Arego, o que foi um tanto decepcionante e meio abandonado, mas diria que valeu a pena pela vista que se vai apanhando até lá. Depois de uma breve parada pelas Caldas, fomos para o Porto Antigo. Recomendo a todos que visitarem a região: passem dois dias por lá! O Porto Antigo é uma mistura de Douro e Lago Como na Itália, simplesmente apaixonante... e o hotel que escolhi coroou esses últimos dias como os melhores! 
O Douro Hotel Porto Antigo não é um hotel enormeee que conta com um espaço gigantesco circundante. É compacto, charmoso, com boa comida, piscina incrível e vista soberba! 

Douro Hotel Porto Antigo








Caldas de Arego



Decidimos conhecer o Mosteiro de Santo André de Ancede e valeu muito a pena. Não ficava muito distante do Porto Antigo e apesar de estar a passar por obras, a visita guiada foi produtiva. Andámos por ali na zona e conhecemos ainda a ponte de Esmoriz, almoçámos em Cinfães (aproveitando para no regresso conhecer o Miradouro de Teixeiró) e também fomos ao Baloiço do Bestança. Acho que havia outra entrada e nós escolhemos a mais difícil (e muito bonita) e assim só vimos o baloiço de longe... eu queria mesmo era ter lá sentado e dado umas belas baloiçadas.

Mosteiro de Santo André de Ancede




Ponte de Esmoriz

Cais da Pala



Baloiço do Bestança




Cinfães


Miradouro do Teixeiró



Quando saímos do Porto Antigo, seguimos para o Magikland, uma surpresa que decidi fazer para o meu filho que sofria abstinência de parques de diversão desde o início do covid. O parque fica em Penafiel e não é um Europa Park, tampouco uma Disneyland, não podem ir com esse pensamento. É um parque para passar o dia com os filhotes e aproveitarem tudo ao máximo! O meu filho gostou tanto! Ficou muito feliz por termos ido até lá.

Magikland







Depois de um dia intenso no Magikland ainda passámos por Penafiel para ver um pouquinho da cidade. No dia seguinte ainda visitámos o Mosteiro Salvador Paço de Sousa e o Santuário do Sameiro.

Penafiel




Mosteiro Salvador Paço de Sousa



Santuário do Sameiro



Para encerrar esses dias incríveis, agendámos uma visita à Quinta de Aveleda e foi mais um ponto alto das férias. Acho que não haveria forma melhor de terminar o nosso roteiro, porque a Quinta é linda e tão bem cuidada que dá gosto passear por lá. A nossa guia era jovem e divertida e o passeio foi bastante agradável.

Quinta da Aveleda












Eu nunca imaginei que umas férias pelo Douro seriam dias tão ricos e bem passados. Portugal pode guardar grandes segredos até mesmo para nós. Que tal começarmos a desvendar cada um desses segredos?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Passeio pelo Alentejo e saltinho até a Espanha

Belas férias de Agosto Fizemos as nossas férias de Verão no ano passado um pouco mais cedo, em Junho.  Depois ficámos a pensar: "O que será do nosso bom e velho Agosto?". Ok... isso é um trabalho para mim, a agente de viagem que nunca dorme! Certo dia, vejo no telejornal uma notícia sobre as flores de papel em Campo Maior.  Assim, nasceu o nosso passeio! Comecei por pesquisar os arredores e deparei-me com agradáveis surpresas que a partir de agora as partilho convosco.  1º Dia: Elvas Saímos de casa e fomos direitinhos até Elvas, património mundial da humanidade. Belo centro histórico, ricas muralhas e calor abrasador. Repleta de turistas, foi difícil almoçarmos alguma coisa de jeito. Dica: com crianças pequenas demais, é melhor em outra altura. Muito quente!! Meia hora depois: Campo Maior Campo Maior foi o ponto de partida para traçar o nosso roteiro. Pequenina cidade alentejana, graciosa e coberta de flores de papel. Nível de calor: insuportá

Ronda

Pequena cidade de muita beleza Estivemos dez dias em Andaluzia a visitar algumas cidades. Todas muito bonitas, mas Ronda ficou em nossa memória pelo seu encanto especial. El Tajo de Ronda , o penhasco de Ronda é o ponto mais atrativo da cidade, com certeza. Um precipício que divide a cidade em duas partes e por onde passa o rio Guadalevín, afluente do rio Guadiaro. Durante a noite, com a Ponte Nova iluminada, a paisagem é lindíssima, mas o dia também tem o seu encanto, mesmo que esteja nublado!   Ronda está assente sobre uma meseta rochosa a 739 metros acima do nível do mar, por isso a estrada para lá é só curvas a subir e a subir... o caminho é lindo, mas dá para sentir enjoos! Justamente por situar-se nesta natureza montanhosa, a cidade é tão encantadora. A zona antiga da cidade reserva uma beleza singular, flores fazem moldura natural para a cidade. É impossível não fotografar. Chegamos no final da tarde, estava a chover, mas

Palma de Maiorca

Praias lindas, Verão em GRANDE! Chegamos em Palma num Domingo e ficamos durante uma semana. Fomos pela Air Berlim e o voo nem chega a duas horas, passa bem rápido (ideal para bebés). Foi a primeira vez que viajamos de avião com o nosso filho (tem 13 meses). Confesso que estava cheia de medo, mas correu tudo bem. Ele foi a dormir durante a viagem e portou-se muito bem. Na hora da descolagem, dei um remédio indicado pela pediatra para um possível desconforto nos ouvidos e depois dei-lhe o biberão com sumo. Tudo tranquilo! Para quem viaja com bebés pela primeira vez, devo dizer que não precisam preocuparem-se muito: podemos ficar com o carrinho até a hora de entrar no avião e não pagamos nada além para levá-lo. Viajamos nas primeiras poltronas, somos os primeiros a sair e os primeiros a comer :D Atenção só a uma coisa: quando chegamos a Palma, o carrinho foi o primeiro a aparecer na esteira das bagagens, mas aqui em Lisboa o carrinho vai para o tapete bagagem fora de fo