Avançar para o conteúdo principal

Alsácia


Sonhei conhecer a Alsácia quando tinha apenas dez anos. Nesta altura, nem sabia que ficava em França, apenas queria conhecer a aldeia da Bela.
Vi o filme ainda numa fita de VHS, lembro-me de ter ficado encantada com as casinhas coloridas, da vida simples da Bela e do fascinante Castelo do Monstro (a Fera, no Brasil).


Pois, muito bem! O que não falta na Alsácia são aldeias fofas e perfeitas como a da Bela e ainda um lindo castelo para adentrarmos verdadeiramente no universo do filme. O Castelo de Haut-Koenigsbourg não fica num bosque como o da história, mas no alto de uma colina maravilhosa em meio a vinhedos.

Querem viajar comigo neste destino de conto de fadas onde os meninos são mais do que bem-vindos? Não pensem que as histórias de príncipes e princesas são só para meninas, o meu filho adorou a história da Bela e do Monstro.

Pois, muito bem, para chegar a Alsácia da maneira mais cómoda devem utilizar o EuroAirport Basel, Mulhouse, Freiburg. O aeroporto fica em solo francês, porém a cidade mais próxima é Basileia, na Suíça. Depois de termos visitado a Suíça, seguimos para a Alsácia de carro.

Se estiverem em Paris, podem ir de comboio até Estrasburgo e alugar um carro para conhecerem a região.

Nós escolhemos um hotel em Rouffach que era super amoroso e ficámos lá hospedados, fazendo as deslocações de carro entre uma aldeia e outra.



O hotel era rústico, acolhedor, servia um bom pequeno almoço com produtos locais e dispunha de dois bons restaurantes, um deles até premiado.



Fazia também a alegria das crianças, pois tinha uma agradável piscina interior que recebeu a visita constante do Filipe.



É uma boa alternativa para quem viaja em família, pois a sua localização permite fácil acesso a tudo e ainda oferece atrativos para os mais pequenos. Anotem aí no caderninho de vocês: Hostellerie A La Ville De Lyon.

A primeira cidade visitada foi Colmar. Linda e repleta de turistas! 



Para tirar esta foto e outras neste mesmo local, fomos bastante pacientes! Apesar de não ser Primavera ou Verão, estações que deixam as aldeias alsacianas perfeitas e cheias de flores, a cidade estava movimentada!

La Petit Venise, é o lugar mais disputados para fotografias! Os canais deixam a terceira maior cidade da Alsácia ainda mais amorosa, fazendo um casamento perfeito com as construções de origens alemãs.



O centro da cidade é relativamente pequeno e num dia dá para ver tudo sem pressas. 
É possível também realizar um passeio pelos canais, mas no dia em que nós fomos não havia :( 
A gastronomia da região é atrativa e nós não deixamos de provar a famosa tarte flambée acompanhada de um bom vinho alsaciano.



Filipe, o rei das bolachas

Filipe, o perfumista 


Pelo centro de Colmar

Amor em todo lado

O Filipe fartou-se de provar as guloseimas


Saímos de Colmar e regressámos ao hotel para no dia seguinte descobrir novos tesouros.

Acordámos bem cedo e fomos logo a Estrasburgo, que ficava a 50 minutos do nosso hotel.
A cidade, para além de ser a capital da Alsácia, é a sede do Parlamento europeu e recebe muitos turistas no Natal, graças aos famosos Mercados.
Nós passeámos a pé por lá, fizemos um passeio de barco, almoçámos e seguimos viagem.

Os pontos altos desse passeio com certeza foram: a catedral, belíssima e grandiosa; e o bairro que é o cartão de visita da cidade, Petite France. 

A Catedral


Passeio de Barco: o Filipe estava super atento porque o audio era em português

Do barco


Os canais

Petite France



Dá ou não dá para ficar apaixonado? 

É claro que Estrasburgo perde um pouco o charme das vilas na sua grandiosidade, mas pelo centro genuíno essa peculiaridade ainda vive com toda a força.

Seguimos o percurso de volta e passámos por duas aldeias. Primeiro Barr e depois pela pérola chamada: Eguisheim.

Barr é engraçada, a praça principal deve ser lindíssima na Primavera, mas nada que possamos comparar às demais aldeias da Alsácia.




A praça principal

Saindo de Barr

Loja de biscoitos fora da cidade
Seguimos para Eguisheim, a vila que me deixou encantada antes mesmo de lá chegarmos.
Vou explicar o motivo: quando se fala em Alsácia, as primeiras cidades que surgem são Colmar e Estrasburgo, porque são as mais visitadas pelos turistas.
Mas... contudo e porém, há muitas pessoas que fogem do "turistão" e conhecem as vilas mais fofinhas. 
Através do relato dessas pessoas na internet e da ajuda de um guia para conhecermos a França de carro, escolhi as minhas vilas de passagem obrigatória, dentre elas Eguisheim, que muito prometia através dos relatos e das imagens.
Foi uma pena estar o céu estar meio cinzento, porque a vila é tudo e muito mais do que eu pensava.
Deixem o carro no estacionamento logo a entrada e comecem a andar!





Capela e Castelo de St Leo 

O Filipe depois de visitar a Capela, algo que ele adora fazer, ver igrejas, catedrais e capelas


As ruas são tão amorosas




O Filipe até encontrou uma escolinha

Quando a noite começou a chegar, voltámos ao hotel
No dia seguinte, já sabíamos que iria chover! Não se pode ter sorte todos os dias quando as férias fazem parte do Inverno :(

Decidimos que iríamos seguir o planeado mesmo com a chuva. Em primeiro lugar visitaríamos o Castelo e depois as vilas que tínhamos apontadas.

Apesar das aldeias alsacianas serem a inspiração para a vila da Bela, o Castelo do Monstro foi na verdade inspirado no Chateau de Chambord, em Loir-Et-Cher, duas horas ao sul de Paris. 

O Château du Haut-Kœnigsbourg, castelo que visitámos na região, não foi inspiração para o filme, mas bem poderia ser!

A construção é do século XII e fica no alto de uma colina, entre as cidades de Colmar e Estrasburgo. A subida é maravilhosa! Nós apanhámos nevoeiro e tivemos de ir devagarinho, mas a estrada tem ótimas condições.

Todo o clima naquela manhã nos levava de facto ao Castelo do Monstro envolto num nevoeiro graças à maldição de uma feiticeira. O meu filho adorou!

Apesar de já ter visitado muitos Castelos, confesso que este foi diferente de tudo o que já tinha visto. Nós adorámos! 
E para completar os efeitos especiais, começou a nevar a sério. O Filipe não conseguia conter o entusiasmo.

O único "porém" da nossa visita: fotografias! Não ficaram nada especiais com tanta neve a cair e com o nevoeiro... ora bolas! Não se pode ter tudo!


Foto do Castelo retirada da Internet

O Castelo durante a nossa visita





Cara feliz


No interior do Castelo








Indo embora
Abandonámos a neve e recebemos a chuva! Persistente e teimosa esteve conosco durante todo o dia...
Decidimos enfrentá-la! 
Na primeira vila, contámos com a timidez da chuva recém-chegada e as fotografias estão um pouco melhores em Ribeauvillé.




Apanhando uvas!


Eu sendo fofinha


A torre do Relógio
Seguimos para Riquewihr, outra aldeia que parece de mentira. 

Almoçámos num restaurante tradicional e o Filipe adorou a batata rosti de lá, comeu tão bem que tirámos uma foto dele a porta do restaurante quando saímos :D


O Filipe e o seu restaurante de eleição na Alsácia









Nessas vilas, o passeio não é demorado, são todas pequeninas, mas com certeza levámos muito tempo a fotografar e a visitar as lojinhas que são super queridas.

A nossa última paragem, pois para a nossa tristeza, a viagem estava a chegar ao fim :( foi Kaysersberg.

Confesso ser difícil dizer qual delas era a mais bonita... a cada visita ficava encantada mesmo! 
Kaysersberg não foge à regra, é encantadora!









E assim terminámos o passeio... já a pensar no próximo! Viajar é um vício que alimenta a alma :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Passeio pelo Alentejo e saltinho até a Espanha

Belas férias de Agosto Fizemos as nossas férias de Verão no ano passado um pouco mais cedo, em Junho.  Depois ficámos a pensar: "O que será do nosso bom e velho Agosto?". Ok... isso é um trabalho para mim, a agente de viagem que nunca dorme! Certo dia, vejo no telejornal uma notícia sobre as flores de papel em Campo Maior.  Assim, nasceu o nosso passeio! Comecei por pesquisar os arredores e deparei-me com agradáveis surpresas que a partir de agora as partilho convosco.  1º Dia: Elvas Saímos de casa e fomos direitinhos até Elvas, património mundial da humanidade. Belo centro histórico, ricas muralhas e calor abrasador. Repleta de turistas, foi difícil almoçarmos alguma coisa de jeito. Dica: com crianças pequenas demais, é melhor em outra altura. Muito quente!! Meia hora depois: Campo Maior Campo Maior foi o ponto de partida para traçar o nosso roteiro. Pequenina cidade alentejana, graciosa e coberta de flores de papel. Nível de calor: insuportá

Ronda

Pequena cidade de muita beleza Estivemos dez dias em Andaluzia a visitar algumas cidades. Todas muito bonitas, mas Ronda ficou em nossa memória pelo seu encanto especial. El Tajo de Ronda , o penhasco de Ronda é o ponto mais atrativo da cidade, com certeza. Um precipício que divide a cidade em duas partes e por onde passa o rio Guadalevín, afluente do rio Guadiaro. Durante a noite, com a Ponte Nova iluminada, a paisagem é lindíssima, mas o dia também tem o seu encanto, mesmo que esteja nublado!   Ronda está assente sobre uma meseta rochosa a 739 metros acima do nível do mar, por isso a estrada para lá é só curvas a subir e a subir... o caminho é lindo, mas dá para sentir enjoos! Justamente por situar-se nesta natureza montanhosa, a cidade é tão encantadora. A zona antiga da cidade reserva uma beleza singular, flores fazem moldura natural para a cidade. É impossível não fotografar. Chegamos no final da tarde, estava a chover, mas

Palma de Maiorca

Praias lindas, Verão em GRANDE! Chegamos em Palma num Domingo e ficamos durante uma semana. Fomos pela Air Berlim e o voo nem chega a duas horas, passa bem rápido (ideal para bebés). Foi a primeira vez que viajamos de avião com o nosso filho (tem 13 meses). Confesso que estava cheia de medo, mas correu tudo bem. Ele foi a dormir durante a viagem e portou-se muito bem. Na hora da descolagem, dei um remédio indicado pela pediatra para um possível desconforto nos ouvidos e depois dei-lhe o biberão com sumo. Tudo tranquilo! Para quem viaja com bebés pela primeira vez, devo dizer que não precisam preocuparem-se muito: podemos ficar com o carrinho até a hora de entrar no avião e não pagamos nada além para levá-lo. Viajamos nas primeiras poltronas, somos os primeiros a sair e os primeiros a comer :D Atenção só a uma coisa: quando chegamos a Palma, o carrinho foi o primeiro a aparecer na esteira das bagagens, mas aqui em Lisboa o carrinho vai para o tapete bagagem fora de fo